quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Erosão fluvial

A erosão fluvial é causada pelas águas dos rios que provoca desgaste nas encostas dos rios e removem porções do solo das margens dos rios, provocando desmoronamento de barrancos. Por isso o rio pode mudar de forma.
Podemos observar, também que a fase do rio é determinante área a erosão causada por tal.Assim, na fase inicial da erosão, devido a grande declividade do terreno, pode acontecer com mais intensidade, na fase mais avançada acontece transporte de sedimentos, já na fase final ocorre o processo de acumulação de tais sedimentos.Podemos dividir o percurso de um rio da nascente até a foz em três secções que podem ser comparadas com as três fases da vida humana:

o curso superior, ou alto curso, equipara-se à juventude;
O curso superior do rio é sua parte mais inclinada, onde o poder erosivo e de transporte de materiais é muito intenso. A força das águas escava vales em forma de V. Se as rochas do terreno são muito resistentes, o rio circula por elas, formando quedas de água, gargantas ou desfiladeiros.

No curso médio do rio, a inclinação diminui e as águas perdem força e a sua capacidade de transporte diminui e começa a depositar os materiais mais pesados que já não consegue transportar. Os vales tem a forma de V aberto. Na época das cheias, o rio transborda, depositando nas margens grande quantidade de aluviões. Nessas regiões formam-se grandes planícies sedimentares, onde o rio descreve amplas curvas, chamadas meandros.
O curso inferior do rio corresponde às zonas mais próximas de sua foz. A inclinação do terreno torna-se quase nula e há muito pouca erosão e quase nenhum transporte. O vale alarga-se e o rio corre sobre os sedimentos depositados. A foz pode estar livre de sedimentação ou podem surgir aí acumulações de aluviões que dificultam a saída da água. No primeiro caso, recebe o nome de estuário e no segundo, formam-se os deltas.

4 comentários:

  1. eu acho q ficou bom, mas poderia ter curiosidades, não acha?

    ResponderExcluir
  2. Acho que poderia ter mais coisas, como como diminuir a erosão fluvial, e organizar mais o texto, ficou muito cansativo de ler. A cor também não colaborou muito.

    ResponderExcluir
  3. Acho que poderia ter mais coisas, como como diminuir a erosão fluvial, e organizar mais o texto, ficou muito cansativo de ler. A cor também não colaborou muito.

    ResponderExcluir
  4. acho que deveria ter mais curiosidades

    ResponderExcluir